NIS – NECESSÁRIO, IMPORTANTE E SUPÉRFLUO

NIS jogo

O que é?

NIS é um jogo que apresenta os conceitos de itens necessários, importantes e supérfluos, ambientados no contexto de compras realizadas em um supermercado.

Este jogo fez parte da agenda oficial da 2º Semana Nacional de Educação Financeira da ENEF – (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

Para quem?

Todas as idades.

Onde fazer?

No laboratório de informática. O jogo também está disponível para Android (Google Play).

Em quanto tempo?

30 a 60 minutos de jogo
30 a 45 minutos discussão

Para quê?

Atualmente convivemos com uma grande quantidade de anúncios e apelos de marcas, estes anúncios nos levam a escolher produtos que nem sempre são os que precisamos levar para casa, o que gera gastos desnecessários. O jogo NIS busca ajudar o jogador a reconhecer e escolher o que realmente precisa para a sua vida.

Expectativas de aprendizagem:

Conscientização sobre a diferença entre os itens necessários, importantes e supérfluos. Reforçar o hábito do questionamento antes da compra, perguntando se o item em questão é necessário, importante ou supérfluo.

Como desenvolver?

Esta atividade pode ser utilizada como parte de uma gincana ou até como um trabalho de avaliação em sala de aula. Com os alunos no laboratório de informática explique que a atividade se divide em duas etapas:

Primeira Etapa:

Os alunos terão 30 minutos (ou até 60 minutos, dependendo do tempo disponível) para jogar. Durante esse tempo eles terão dois desafios:

a) Bater o recorde de 230 pontos
b) Ler, entender e saber explicar e dar exemplos do que são os itens necessários, importantes e supérfluos.

Segunda Etapa:

Assim que o aluno bater o recorde, chama o professor e deverá explicar para cada um dos três tipos de itens e dar exemplos. Caso não saiba explicar sem ler no jogo ou não consiga dar exemplos, deverá voltar a jogar para rever os conceitos. Quando todos alunos concluírem a segunda etapa, faça um círculo para debater as seguintes questões:

a) O que diferencia os itens necessários dos importantes e supérfluos?
b) Comprar coisas supérfluas?
Sim, podemos comprar coisas supérfluas (e muitas delas são boas!). No entanto, precisamos primeiro comprar as coisas que são necessárias para a vida, depois as coisas importantes, para só depois comprar as coisas supérfluas.

É uma questão de hierarquia, não adiante termos um celular ou um tênis super bacana se não tivermos comida para comer.

c) Vamos fazer uma lista com os itens necessários importantes e supérfluos que não estão no jogo?

Aqui, você pode fazer também a lista perguntando aos alunos quais são os itens necessários, importantes ou supérfluos que os pais gastam com eles.

E se houverem mais alunos do que computadores disponíveis? Se houverem mais alunos do que computadores, você pode fazer esse trabalho em equipes. Assim, cada equipe fica com um computador e os alunos se revezam jogando. Na hora de explicar ao professor os conceitos e exemplos, todos devem responder.

Para avaliar?

Ainda em círculo, converse com os alunos quais foram as maiores dificuldades durante a atividade, o que foi mais fácil de fazer, e qual dos itens (necessários, importantes ou supérfluos) que foi mais fácil lembrar do conceito. Essa atividade também pode valer pontos em uma gincana ou como atividade/trabalho de avaliação.

O que mais pode ser feito?

Você pode utilizar essa atividade inteira ou apenas o jogo para servir como ponto de partida para a construção textual.

Quais os materiais usados?

Celular (Android) ou computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 1 =