ATIVIDADE #1 PARA QUE SERVE O DINHEIRO?

1-V FCC Para Pintar #2-01
  • Objetivo
    Mostrar o dinheiro como MEIO de troca.
  • Ponto crítico
    Trazer o dinheiro como um meio de troca. É útil para as pessoas, mas continua sendo apenas um meio.
  • Introdução à atividade
    Nós, adultos, sabemos que o dinheiro é apenas um meio, e que é utilizado pelo homem para facilitar as trocas. No entanto, mesmo entre os adultos, muitas vezes vemos pessoas que transformam o dinheiro no objetivo principal de suas vidas ou o percebem como a solução ou a fonte de todos os males.

Acontece que o dinheiro é apenas um meio de troca, sendo em papel, moeda, ou mesmo o dinheiro virtual, ele não passa de um meio que nós utilizamos como medida para poder trocar as coisas com maior facilidade. Pensar no dinheiro como o objetivo de uma vida é no mínimo estranho, pois o que seria do dinheiro se não fossem as pessoas para usá-lo?

Se não fossem as pessoas, o dinheiro simplesmente não existiria; não vemos animais e plantas utilizando o dinheiro. Por isso, esta atividade tem o objetivo de trazer essa compreensão para as crianças.

Assim como um carro ou uma bicicleta são MEIOS de transporte úteis ao homem para se locomover de um lugar ao outro, o dinheiro é um MEIO de troca, que serve como medida para facilitar as trocas. Sempre são as pessoas que escolhem como usar o carro ou a bicicleta; com o dinheiro é a mesma coisa.

Perguntas para fazer durante a atividade:

1)    Pergunte se a criança sabe o que é o dinheiro, como ele é, e para que serve?

2)    Contar a estória sobre antigamente. Há muito tempo, as pessoas tinham que trocar as coisas, mas não existia o dinheiro. Imagina como devia ser difícil trocar uma vaca por frutas. Precisariam muitas frutas para poder trocar por uma única vaca… E, mesmo que a pessoa aceitasse receber frutas, o que ela faria com tantas frutas? Teria que achar outra pessoa que quisesse frutas para trocar outras coisas.

3)    Por isso, surgiu o dinheiro, para facilitar a vida das pessoas quando iam trocar as coisas. Com o dinheiro não precisava mais trocar a vaca por um monte de frutas. Agora que existe o dinheiro, as pessoas trocam as coisas por dinheiro e vão direto comprar o que querem.

4)    Pergunte se as crianças conhecem outras coisas que servem como meio para as pessoas (podemos falar dos meios de transporte e os meios de comunicação), lembrando que o MEIO não existe e não faz sentido sem existir as pessoas. Será que precisaríamos de um meio de transporte se não existissem pessoas para usá-lo?

5)    Será que adiantaria existir uma montanha de dinheiro se não houvesse nenhuma pessoa para usá-lo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *