ATIVIDADE #6 O QUE O PAPAI ESTÁ ENSINANDO PARA A MENINA?

O objetivo desse desenho é falar sobre o aprendizado conjunto. O mais importante durante essa atividade é dar liberdade para a criança falar aquilo que ela quiser, deixar ela contar o que o papai está ensinando para a menina.

Durante esse momento lúdico e imaginativo a criança cria o que aquele papai está ensinando para a menina, e também expressa inconscientemente as suas vontades do que gostaria da aprender. É um momento muito rico, aproveite para deixar a criança falar e faça perguntas. Você não precisa dar as respostas nesse momento, o mais importante são as perguntas, pois é assim que você trará a tona o conhecimento e os desejos que já estão com a criança.

Aqui, também temos no desenho uma mesa com elementos que já foram utilizados como moeda no passado. Esses elementos podem trazer o assunto das trocas, e do escambo.

  • Objetivo
    Aprendizado participativo.
  • Ponto crítico
    Dar liberdade para a criança falar, criar e, a partir daí construir o conhecimento.
  • Introdução à atividade

Se os alunos fizerem alguma ligação com esses objetos, você pode continuar as perguntas seguindo esse “caminho”.

Perguntas para fazer durante a atividade:

  1. O que o papai está ensinando para a menina? Porque ele está ensinando isso para ela?
  2. É importante ele ensinar sobre isso? Por quê?
  3. O que são as coisas que estão em cima da mesa? Para que elas servem?

As atividades que fizemos até aqui abordaram assuntos bem específicos, a existência dessa atividade menos direcionada é fundamental para que as crianças lembrem e tragam a tona aquilo que já viram.

LEMBRE-SE: O MAIS IMPORTANTE É PERGUNTAR E DEIXAR A CRIANÇA LIVRE PARA QUE NASÇAM AS IDEIAS.

A partir das ideias que a criança trouxer, é possível desenvolver novos temas ou reforçar outros, é também uma oportunidade de conhecer quais são os assuntos que despertam maior interesse e, com base nesses interesses dar mais foco para desenvolver aqueles pontos que a criança tem maior habilidade e familiaridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *