ATIVIDADE #3 Uma estória muito louca

O que é?

Produção literária coletiva e anônima, em que cada aluno escreve uma parte da estória sem saber o que veio antes ou virá depois.

Para quem?

Alunos do 5.° ao 9.° ano.

Onde fazer?

Na sala de aula.

Em quanto tempo?

60 minutos.

Quais materiais usar?

– Papel e caneta.

Para quê?

Introduzir ao tema planejamento financeiro, a partir da identificação e conquista dos sonhos.
Expectativas de aprendizagem?

Desenvolver a análise crítica sobre formas de uso do dinheiro e economia, incentivando a visão deles como meio para a realização dos sonhos.
Como desenvolver?

Coloque os alunos em círculo (pode ser feito com carteiras ou mesmo no chão ou em redor de uma mesa); o importante é que estejam em círculo e consigam escrever.

1) Cada aluno terá uma folha de papel em branco e uma caneta.
2) O Educador explica que todos irão construir uma estória juntos, e no final teremos uma estória diferente em cada folha.
3) O educador seguirá um roteiro, cada parte do roteiro introduz uma cena e o aluno completará a frase do roteiro. Após escrever, ele dobra uma parte do papel de forma que o próximo não vá ver o que foi escrito.
4) O aluno passa a sua folha para o colega da esquerda e recebe a folha do seu colega da direita.
5) Assim, a cada nova etapa do roteiro, o aluno escreve, dobra um pedaço da folha e passa a folha para o próximo colega.
6) Ao final do roteiro o educador recolhe as folhas e começará a contar a estória.

Roteiro e exemplo de respostas:

a) Essa é a Estória da Família … (nome da família e quem faz parte dessa família) Ex:

image01FUND3

b) Essa Família tinha o sonho de… (escrever o sonho da família)

image00FUND3

c) Para realizar esse sonho eles precisavam… (escrever o que a família precisa ter para conseguir realizar o sonho)

image02FUND3

a. Para conseguir ter isso eles se reuniram e começaram a pensar como economizar ou conseguir seu sonho… ( escrever ideias de como economizar para conseguir ter o que precisam para realizar o sonho)
b. Aí eles começaram a… (escrever como eles começaram a colocar em prática as ideias de economia)
c. Até que um dia… (contar como foi o dia que eles conseguiram alcançar o que precisavam para realizar o sonho)
d. E então finalmente eles conseguiram… (qual o sonho que eles conseguiram realizar e como se sentiram quando o sonho foi realizado).

Após eles acabarem de escrever, o educador recolhe as folhas e começa a ler cada uma das estórias que se formou. As estórias serão engraçadas, pois os argumentos se misturarão; aproveite o momento de diversão para sublinhar as boas iniciativas e ideias de economia que surgiram e também os sonhos que as famílias têm.

Para avaliar

Comece a avaliação, perguntando qual foi a estória de que eles mais gostaram e qual foi a mais engraçada. Pergunte por que essas foram as melhores estórias.

Quais foram as melhores dicas de economia e quais foram as formas mais legais de se realizar um sonho. Incentive o debate sobre sonhos e a realização deles. Pergunte se as crianças encontraram dificuldades em fazer a estória e o que elas aprenderam com essa atividade.

O que mais pode ser feito?

Convide a todos para agora fazermos uma só estória.
Refaça o roteiro e com as respostas das crianças construa uma nova estória reforçando e salientando os sonhos e os passos para conseguir realizá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 3 =