Brincadeiras que fazem sentido #3
- Objetivo
Introduzir o conceito que muitas coisas já serviram como dinheiro. - Para quem?
Ensino Fundamental – anos iniciais, também pode ser utilizada nos anos finais do ensino infantil. - Ponto crítico
Demonstrar que o dinheiro é apenas um meio de troca, assim como um carro é um meio de transporte e o telefone é um meio de comunicação. - Onde fazer?
Na sala de aula. - Em quanto tempo?
45 a 60 minutos - Quais os materiais usados?
Folhas em branco, lápis de cor e canetas coloridas. - Como desenvolver?
Trate essa atividade como uma leitura participativa, onde você irá contar a história e, ao final, trará desafios e atividades.
HISTÓRIA
Como era esse dinheiro no início?
O dinheiro surgiu a muito, em uma época onde não existiam os carros, trens ou aviões, e era muito difícil fazer uma viagem. Quando as pessoas precisavam ir a outra cidade, precisavam viajar a pé. Até cavalos eram difíceis de se encontrar.
Por isso, cada povo produzia ou colhia da natureza aquilo que precisavam para sobreviver.
Com o tempo, as pessoas foram aprendendo a produzir mais e melhor e assim algumas coisas começaram a sobrar.
Com isso surgiu uma dúvida: O que fazer com as coisas que sobravam?
As pessoas começaram a viajar e procurar outros povos que também tivessem coisas diferentes das delas para trocar.
No entanto, você lembra da nossa troca da vaca por bananas, como era difícil de se chegar a um acordo?
Se eu trocar minha vaquinha por bananas, o que eu vou fazer com tantas bananas?
Então as pessoas começaram a usar para trocar algum objeto que todos gostassem e que todos quisessem. Assim cada povo, começou a usar o seu dinheiro!
Desafio:
Desenhe e pinte alguns objetos que já serviram de dinheiro:
1) Os Astecas no México entre os anos de 1325 e 1521, utilizaram vários tipos de moedas. Uma delas foi o chocolate! Dá para acreditar? Eles podiam comer o dinheiro!
2) Os romanos pagavam os soldados com sal. Assim, o sal também já foi usado como dinheiro. Sabia que a palavra SALÁRIO vem de sal?
3) Na África e na Europa, vacas e bois já serviram como dinheiro.
4) Na China, a 3.500 anos atrás eram usadas conchas. A Índia e a Tailândia também já usaram conchas como dinheiro.
5) No Brasil nós já usamos o açúcar e também o pau-brasil como moeda.
- Pergunta chave:
Será que o dinheiro é bom, ruim ou neutro?
Desenvolva essa pergunta após o desenvolvimento da atividade, pois assim as crianças já terão construído a lógica sobre o dinheiro ser apenas um meio, e que tudo depende de como nós usamos o dinheiro. (Podemos usar como exemplo o carro. Se não sabemos dirigir podemos bater o carro, ser bom, ruim ou neutro depende da forma como usamos o carro)