ATIVIDADE #2 COMO ERA ESSE DINHEIRO NO INÍCIO?

Brincadeiras que fazem sentido #3

  • Objetivo
    Introduzir o conceito que muitas coisas já serviram como dinheiro.
  • Para quem?
    Ensino Fundamental – anos iniciais, também pode ser utilizada nos anos finais do ensino infantil.
  • Ponto crítico
    Demonstrar que o dinheiro é apenas um meio de troca, assim como um carro é um meio de transporte e o telefone é um meio de comunicação.
  • Onde fazer?
    Na sala de aula.
  • Em quanto tempo?
    45 a 60 minutos
  • Quais os materiais usados?
    Folhas em branco, lápis de cor e canetas coloridas.
  • Como desenvolver?
    Trate essa atividade como uma leitura participativa, onde você irá contar a história e, ao final, trará desafios e atividades.

HISTÓRIA

Como era esse dinheiro no início?

O dinheiro surgiu a muito, em uma época onde não existiam os carros, trens ou aviões, e era muito difícil fazer uma viagem. Quando as pessoas precisavam ir a outra cidade, precisavam viajar a pé. Até cavalos eram difíceis de se encontrar.
Por isso, cada povo produzia ou colhia da natureza aquilo que precisavam para sobreviver.
Com o tempo, as pessoas foram aprendendo a produzir mais e melhor e assim algumas coisas começaram a sobrar.
Com isso surgiu uma dúvida: O que fazer com as coisas que sobravam?
As pessoas começaram a viajar e procurar outros povos que também tivessem coisas diferentes das delas para trocar.
No entanto, você lembra da nossa troca da vaca por bananas, como era difícil de se chegar a um acordo?
Se eu trocar minha vaquinha por bananas, o que eu vou fazer com tantas bananas?
Então as pessoas começaram a usar para trocar algum objeto que todos gostassem e que todos quisessem. Assim cada povo, começou a usar o seu dinheiro!

Desafio:

Desenhe e pinte alguns objetos que já serviram de dinheiro:

1) Os Astecas no México entre os anos de 1325 e 1521, utilizaram vários tipos de moedas. Uma delas foi o chocolate! Dá para acreditar? Eles podiam comer o dinheiro!

2) Os romanos pagavam os soldados com sal. Assim, o sal também já foi usado como dinheiro. Sabia que a palavra SALÁRIO vem de sal?

3) Na África e na Europa, vacas e bois já serviram como dinheiro.

4) Na China, a 3.500 anos atrás eram usadas conchas. A Índia e a Tailândia também já usaram conchas como dinheiro.

5) No Brasil nós já usamos o açúcar e também o pau-brasil como moeda.

  • Pergunta chave:
    Será que o dinheiro é bom, ruim ou neutro?
    Desenvolva essa pergunta após o desenvolvimento da atividade, pois assim as crianças já terão construído a lógica sobre o dinheiro ser apenas um meio, e que tudo depende de como nós usamos o dinheiro. (Podemos usar como exemplo o carro. Se não sabemos dirigir podemos bater o carro, ser bom, ruim ou neutro depende da forma como usamos o carro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 5 =