ATIVIDADE #4 VOCÊ SABE COMO SURGIU O DINHEIRO

  • O que é?
    Atividade de leitura participativa.
  • Para quem?
    Ensino Fundamental – anos iniciais, também pode ser utilizada nos anos finais do ensino infantil.
  • Onde fazer?
    Na sala de aula.
  • Em quanto tempo?
    30 a 60 minutos.
  • Quais os materiais usados?
    Você pode utilizar o modelo disponibilizado aqui ou utilizar uma folha em branco para a realização da atividade.
    Clique aqui para baixar o modelo.
  • Para quê?
    Despertar a curiosidade sobre o por quê surgiu o dinheiro.
  • Expectativas de aprendizagem:
    Demonstrar que o dinheiro surgiu para facilitar a vida das pessoas, ou seja, ele por si não tem função. Apenas quando o dinheiro facilita a vida das pessoas é que ele tem utilidade.
  • Como desenvolver?
    Para desenvolver essa atividade, trate-a como uma leitura participativa, onde você irá contar a história para as crianças e a medida que ela segue, você trará desafios e atividades para as crianças realizarem. Apenas após todos os alunos realizarem a tarefa você prosseguirá contando a história com a atividade #2.

HISTÓRIA

No início, as pessoas trocavam as coisas que precisavam umas com as outras, e não existia nada que servisse como medida para essas trocas. Então elas tinham que entrar em um acordo sobre o que trocar.

image01fund

Imagine como era difícil trocar uma vaca por bananas? Quantas bananas seriam precisas para trocar por uma vaca?

image02fund

Como era muito difícil decidir essas trocas, as pessoas resolveram escolher alguma coisa que servisse como medida para essas trocas.
Assim surgiu o dinheiro, como uma forma de facilitar a vida das pessoas! A partir daí, elas poderiam trocar as bananas por dinheiro e com o dinheiro comprar a vaca!

Desafio:

Desenhe quatro situações onde os adultos usam o dinheiro para trocar por outras coisas. Clique aqui para fazer download do modelo para imprimir.

image00Fund

Pergunta chave:
Adianta ter dinheiro se não tivermos um sonho ou um motivo para usá-lo?
Desenvolva essa pergunta após o desenvolvimento da atividade, pois assim as crianças já terão construído a lógica do motivo que fez o dinheiro surgir.

  • E se?
    E se houverem alunos que demoram mais do que outros para finalizar as tarefas? Estimule a cooperação convidando os alunos que já terminaram a ajudarem os demais. Assim, além de desenvolver o senso cooperativo e colaborativo nas crianças, você terá todos os alunos finalizando a tarefa juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − sete =