Nova Basse curricular: um desafio

Nova Basse curricular: um desafio
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A definição dos temas integradores entra para a história da educação brasileira junto com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para crianças de 0 a 14 anos. A BNCC é definida como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças. jovens e adultos na Educação Básica.

Ao adotar a BNCC, o Brasil se alinhou a um movimento internacional que busca aprimorar  qualidade de ensino para assegurar o desenvolvimento da pessoa humana, normatizando as aprendizagens essenciais, respeitando os valores culturais e artísticos, nacionais e regionais, garantindo que o cidadão brasileiro, independente de onde mora, esteja apto para o exercício da cidadania ativa, baseado em princípios crescentes de igualdade.

Entre as diretrizes definidas pela BNCC, além do conteúdo curricular obrigatório, competências e habilidades que devem fazer parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP), existem 13 temas integradores que são temáticas a serem contempladas nas habilidades dos componentes curriculares: Direitos da Criança e do Adolescente; Educação para o Trânsito; Educação Ambiental; Educação Alimentar e Nutricional; Diversidade Cultural; Saúde vida familiar e social; Educação para o Consumo; e Educação financeira e fiscal, entre outros.

Existe, contudo, um clamor que deve ser ouvido: e os professores? No dia a dia da sala de aula, seja nas escolas públicas ou privadas, os professores das diversas áreas de conhecimento estão preparados para incluir esses temas integradores no seu plano de aula? Eles tiveram formação ou possuem materiais de apoio pedagógico para trabalhar esses temas? Estão tendo apoio para cumprir com maestria essa nobre tarefa de  desenvolvimento integral da pessoa humana? Se ensinar matemática financeira fosse o mesmo que ensinar Educação Financeira, não existiria pessoa alguma da área das exatas com problemas financeiros. Como faremos para ensinar este tema se muitos de nós vivem problemas financeiros na vida pessoal?

Todo esse movimento na educação brasileira é fundamental para termos igualdade entre os conteúdos de aprendizagem. E o prazo que as escolas têm para implantar as diretrizes descritas na BNCC é de dois anos. Esse é um passo importante para atingirmos uma educação de qualidade e igualitária. Reitero a necessidade dos professores terem apoio, formação e materiais para implementar todas essas novas diretrizes.

Ana Pregardier

ana.pregardier@intusforma.com.br

Artigo publicado com exclusividade no Jornal Zero Hora no dia 7 de agosto de 2018

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